Pesquisa Personalizada

Bem-vindo ao Blog Lentes Rígidas (RGPs)

Estamos a disposição para dúvidas dos leitores. Se preferir, por favor utilizem o Fórum Ultralentes que está a disposição para trocar idéias, tirar dúvidas e solicitar ajuda. O endereço do fórum é: FÓRUM ULTRALENTES

___________________________________________________________

Como Colocar e Retirar suas Lentes Rígidas

Um tutorial explicativo em vídeo bastante didático sobre como colocar e retirar suas lentes de contato rígidas gás permeáveis (RGPs).


domingo, 23 de setembro de 2012

A Fina Arte de Adaptar Lentes Rígidas - Curso Saul Bastos de LC Especiais

Ao longo de aproximadamente 40 anos meu pai especializou-se na fabricação, desenho, adaptação e modificações de lentes rígidas para obter melhores adaptações. A sua história tem um trajetório de incomparável sucesso na adaptação de lentes rígidas. Na sua prática sempre enfatizou a adaptação de lentes que proporcionassem além da melhor acuidade visual possível de se obter, o maior conforto e especialmente que as lentes pudesse sempre garantir o equilíbrio fisiológico da córnea. Nestes 27 anos acompanhando ele profissionalmente, pude aprender e colaborar com novas descobertas que aumentou ainda mais a qualidade das lentes e melhorou mais ainda o desempenho das lentes rígidas (gás permeáveis - RGP's).

Foram tantos anos de adaptações bem sucedidas que ele foi sempre um dos especialista que mais pediu lentes rígidas para as fábricas de lentes de contato rígidas no Brasil, até hoje minha mãe guarda algumas das homenagens feitas a ele. Quando fundamos a Ultralentes em 1986, ele também foi um campeão de adaptações até 2004 quando faleceu. Depois disso o Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos seguiu com nossa equipe de oftalmologistas e continuamos o excelente trabalho inicado pioneiramente por ele na contatologia médica. Desde o início de 2005 observamos um crescimento das adaptações de lentes, em parte pela descoberta precoce de mais casos de ceratocone e da intolerância a adaptação de lentes gelatinosas que algumas pessoas usuárias deste tipo de lentes eventualmente desenvolvem. Outro fenômeno foi que as redes sociais representaram uma exposição maior do trabalho inicado por meu pai e hoje temos pacientes de praticamente todo o território nacional e mesmo do exterior.

Neste ano, o IOSB com apoio da Ultralentes está organizando o Curso Avançado Saul Bastos de Lentes de Contato Especiais que irá reunir pela primeira vez renomados especialistas que irão apresentar trabalhos relativos a adaptações de maior complexidade com lentes de contato especiais. Será um curso de transferência de habilidades, ensinando os oftalmologistas interessados nas adaptações de lentes especiais (RGPs e esclerais) a resolver os mais complexos casos entre outras possibilidades. O curso tem um formato que promoverá grande interação por parte dos alunos através de debates, perguntas e discussão de casos propostos pelos participantes. A idéia é oferecer ao oftalmologista a possibilidade de aprender mais sobre novas técnicas e tecnologias que poderão ser de grande utilidade na sua prática clínica de adaptação de lentes de contato especiais.



O curso terá foco na resolução de casos de alta complexidade e na importância do especialista conhecer as possibilidades em tecnologias que irão ajudá-lo a ter melhores resultados na sua prática clínica de adaptações de lentes especiais no dia-a-dia do consultório. Trata-se um curso avançado direcionado especialmente para aqueles que já tem uma preparação básica de adaptação de lentes rígidas gás permeáveis. Naturalmente que o curso tem a possibilidade de apresentar ao oftalmologista que ainda não tem muita experiência em lentes rígidas a técnicas que ele talvez desconheça mas que poderá ter uma ótima orientação. O curso também irá promover uma interação entre os participantes e também com os demais especialistas.

Esta será a primeira vez que um curso se propõe de forma focada a ensinar a adaptação de lentes especiais com tal magnitude e nível de especialização. É uma excelente oportunidade aos oftalmologistas não somente da região sul mas de todo o país para formar o mais seleto e diferenciado grupo de especialistas na resolução de casos de alta complexidade com sucesso. As adaptações de lentes rígidas (RGP's) são hoje o maior formador de uma clientela fiel quando encontra um especialista competente que resolve o seu caso e lhe proporciona bons resultados, especialmente nos casos de ceratocone, degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo, cone do tipo 'nipple', pós-implante de anel intraestromal, pós-crosslinking, pós-transplante de córnea, pós-cirurgia refrativa, pós-trauma e mesmo alterações da superfície ocular que podem hoje ser tratadas com lentes esclerais para fins terapêuticos e ao mesmo tempo para correção visual.


Scleral Bastos UC
Adaptação de Lente Escleral em Ceratocone Pós-Implante de Anel. Cortesia IOSB


Convidamos a todos os oftalmologistas interessados na adaptação de lentes especiais, para participar da primeira edição deste curso que terá seu nome gravado na história. A receptividade que o Curso Avançado Saul Bastos de Lentes de Contato Especiais está tendo por parte dos oftalmologistas é surpreedente desde seu início quando começamos o planjamento no final de 2011. Poucos meses antes do lançamento do curso já tinhamos mensagens de interessados em participar. No final do dia que as inscrições foram abertas já tivemos 7 inscrições, o que nos surpreendeu muito. 

Aproveite essa oportunidade de estar entre alguns dos mais experientes oftalmologistas na adaptação de lentes especiais, o curso é avançado e tem a proposta de transferir habilidades. Será um prazer e uma honra a recebê-los aqui em Porto Alegre nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2012. A agência Official Turismo irá organizar a sua vinda (passagens e hospdedagens) e para aqueles que quiserem passar alguns dias em Gramado e Canela para conhecer o Natal Luz haverão pacotes especiais.

Luciano Bastos
Organizador
Curso Avançado Saul Bastos de LC Especiais